Apesar de muitos pacientes terem ainda alguma resistência ao uso de medicações psiquiátricas, em muitos casos será primordial o tratamento medicamentoso afim de estabilização e melhora dos sintomas do paciente. Geralmente essa recusa em aceitar o tratamento medicamentoso pode ser decorrente de pré-conceitos que o paciente tenha, acreditando que tais medicamentos podem causar dependência ou que ele jamais conseguirá ficar bem sem estar utilizando os mesmos.
Como reduzir essa resistência?
A informação é sempre o melhor caminho, para desmistificar e assim aumentar à adesão ao uso dos medicamentos. Durante a consulta psiquiátrica, levar informação de forma acessível e simples é uma das melhores estratégias para dar segurança e confiança ao paciente de que aquele remédio é seguro para ele, o ajudará a melhorar e muitas vezes até prevenir recaídas dos seus sintomas. Sempre que possível, informar inclusive sobre efeitos colaterais prováveis, ajuda o paciente a estar preparado e assim se sentir mais confiante para dar início ao tratamento medicamentoso.
Psicofarmacologia atualmente
Felizmente, a psicofarmacologia evoluiu bastante nos últimos anos, e dessa forma, tem-se inúmeros medicamentos muito eficazes e bem tolerados disponíveis atualmente. Buscando profissionais que tragam informações claras e esclareçam todas as dúvidas do paciente, a chance de sucesso e adesão será sempre maior.
Se você tem alguma dúvida referente ao uso de medicação, entre contato comigo que poderei lhe ajudar.